CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

LANÇAMENTO: Denon DN-MC6000

Posted by pop On 1:07 AM

Controlador Denon DN-MC6000

DENON DN-MC6000
A DENON DJ acaba de lançar no mercado uma nova solução topo de gama para DJ, levando mais longe o cada vez mais popular conceito de controlador e mixer integrados para controlo de aplicações de Digital Djing. O novo DN-MC6000 é um completo misturador digital para DJ de quatro canais com oito fontes áudio comutáveis que duplica funcionalidades como controlador MIDI e interface USB, num chassis fino de aço com elevada qualidade de construção e de áudio. Com uma série impressionante de funcionalidades, nomeadamente operação de matriz de canais em tempo real, o DN-MC6000 posiciona-se assim como um dos controladores topo de gama da Denon DJ e um dos mais completos no género entre os existentes no mercado.

DESCRIÇÃO
Em termos de interface de áudio digital, o DN-MC6000 suporta dois envios e dois retornos do computador (Windows ou Mac OS), criando assim uma solução perfeita para acomodar qualquer tipo de configuração digital Djing com o software da nossa preferência. A Denon DJ fornece este equipamento com o software Atomix Virtual DJ LE, nos Estados Unidos e Canadá, e com o Traktor LE da Native Instruments, para a Europa e Ásia, embora o DN-MC6000 seja mapeável e compatível com qualquer outro programa. 
Uma inovação importante deste controlador, em comparação com outros sistemas semelhantes que já conhecemos no mercado, é que o DN-MC6000 inclui um crossfader para mistura de vídeo com áudio, uma função cada vez mais importante na maioria dos clubes e sistemas móveis para DJ.

Controlador Denon DN-MC6000

DECKS
Outra característica inovadora é que, cada um dos lados do controlador, é capaz de controlar até dois decks (reais ou virtuais) com um esquema de cores a fornecer-nos um indicador claro e intuitivo da máquina que estamos a controlar. Igualmente interessante é o facto de o DN-MC6000 ser um controlador MIDI implementado sobre uma mesa de mistura digital real (e não o oposto), permitindo processar livremente equipamentos externos sem termos que passar pelo computador e servindo num clube como um mixer dedicado, mesmo para quem não usa ainda software e prefere fontes convencionais de pratos ou leitores de CD.

INTERFACE
Em termos de ligações, temos entradas com ganho seleccionável PFL e grandes medidores de programa; um sistema de Cue independente para todos os quatro canais; função Split Cue com potenciómetro panorâmico Cue/Master; faders de 45 mm nos canais e crossfaders; comutador independente de canal A-B Thru (crossfader); ajuste da acção do crossfaders, comutador de saída master em estéreo e mono; e finalmente um seleccionador completo de monitorização para fontes ou cabina, com controlo de nível.
O sistema pode ser mesmo instalado num bastidor de 19” para maior robustez e tem potenciómetros e faders robustos e de alta qualidade, juntamente com duas rodas de controlo. 

JOG WHEELS
Estas rodas, ou jog wheels, são codificadores sensíveis ao toque de 105mm de nova tecnologia e de alta resolução que visam conferir um grau de controlo completamente novo, sobretudo quando utilizadas em conjunto com o novo pitch slider de 100 mm com resolução 14-bit e as famosas teclas “pitch bend” que são já imagem de marca da Denon. A superfície pode ser mesmo configurada alternadamente para dois modos de controlo, em estilo prato de vinil ou em modo Pitch Bend Jog.

Controlador Denon DN-MC6000

FUNÇÕES
Outro dos controlos é uma função de lock para as funções pitch/fader/volume permitindo assim reter o último valor de áudio e posição, até que se atinja novamente um ponto “Null” estabelecido. É também um sistema que facilita a orientação do utilizador, com teclas de navegação rápidas para pesquisar temas nas fontes externas e/ou computador, com roda de dados e um anel iluminado que simplificam toda a consulta de grandes colecções de temas.
O sistema inclui ainda um amplificador de auscultadores de alta qualidade, circuitos de equalização independentes de equalização com 3 bandas configuráveis e funções “Kill” para cada uma, assim como várias teclas programáveis para armazenarmos os nossos parâmetros preferidos e oito (4+4) teclas de cue/sampler com dupla tecla de selecção de bancos de som associadas.
Na superfície deste DN-MC6000 temos ainda funções de Auto loop com Beat Jump (loop cut), teclas de loop in/out manuais, grandes botões Cue e Play para os decks, controlos dedicados de efeitos MIDI (EFX com controlos de parâmetros) e uma tecla de shift que nos permite aceder a controlos directos de funções de mistura, vídeo, modos scratch, sampler, etc.

ILUMINAÇÃO
Todas as teclas são iluminadas por LED, orientando-nos sobre as funções que temos activas e os modos de controlo dos diversos decks, sendo extremamente útil o facto de termos um tecla de “Sync” que nos permite ajustar rapidamente as batidas entre dois temas, independentemente da fonte que estamos a controlar.

Controlador Denon DN-MC6000

QUALIDADE
As ligações de áudio são o que seria de esperar de um equipamento de DJ profissional, incluindo duas entradas para pratos em RCA/Phono, entradas XLR combo TRS para microfone e linha, duas entradas auxiliares em RCA, com saídas balanceadas e não-balanceadas, nomeadamente saídas de gravação. Permitindo alternar livremente entre a utilização a mistura destas fontes áudio externas e o computador, o DN-MC6000 possui também um comutador de encaminhamento específico para o áudio do interface USB.
Muito importante nos dias que correm, a Denon DJ redesenhou a fonte de alimentação integrada e certificou o DN-MC6000 em termos de eficiência energética, implementando nomeadamente um modo ECO de baixo consumo para quando o equipamento se encontra em modo standby.
O novo Denon DJ DN-MC6000 já está disponível no mercado pelo preço de aproximadamente 950 dólares*.



* Pessoalmente considero ser o lançamento do ano! Um controlador profissional, flexível, interface extremamente versátil e qualidade muito acima da média, sem dúvida o controlador TOP...aguardo poder testar este novo equipamento e fazer a review.


Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...