CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

Carlos Francisco

CARLOS FRANCISCO
Carlos Francisco é um DJ versátil e extremamente internacional. Conta na sua carreira com residências nos famosos Privilege (Ibiza), Ministry of Sound (Londres) e The Cross (Londres). Desde o início da sua carreira passou ainda por casas como Space (Ibiza), Pacha (Madrid, Londres e Palma de Maiorca), Horus (Roma), Zona (Moscovo), entre muitos outros. A sua linha enquadra-se no Deep e Soulfull House, e além do Djing a produção passou também a ser uma prioridade na sua carreira. Hoje em dia Carlos divide-se entre Inglaterra, Espanha e Brasil passando temporadas em cada um dos países. A editora SP Recordings foi mais um dos projectos que este multi-facetado provisional assumiu, reflectindo os seus gostos pessoais a editora representa artistas nos mais variados estilos sempre com o objectivo de oferecer ao público sonoridades frescas e criativas. 


Conheça um pouco mais sobre este Dj/Produtor...

Carlos Francisco

ENTREVISTA
CDJ - A sua carreira é já bastante extensa. Fale-nos um pouco sobre a evolução tecnológica nestes anos e que tipos de equipamentos foi usando.
CF - Desde o início da minha carreira em 1989 tudo mudou drasticamente. No Djing as mudanças de um formato para outro sempre foram recebidas com extrema controvérsia. Quando comecei estava em Londres, e costumava gastar mais de 250 libras por semana em vinil, em uma das 4 lojas especializadas em sons alternativos da cidade. Isto significava gastos elevados e dias inteiros em compras. Mas, sem estas pesquisas e compras o setup não ficava completo e pronto para a acção!

Nesses dias eu tocava todas as semanas e viajava bastante por isso era necessário que os meus set's fossem variados. Quando as lojas digitais abriram, fiquei um pouco relutante mas, descobri que era fácil comprar as músicas mais populares, mesmo assim continuava comprando vinil. No final percebi que a poupança era enorme e era simples comprar digital, nessa altura mudei quase totalmente para o digital. Hoje em dia já não é o caso porque a maior parte das lojas de vinil fecharam. 

Nessa altura nos "gig's" tocava com cd e usava os decks da Technics para pousar as minhas colecções de cd's. No início de 2004 comecei a usar o Ableton. O Ableton é uma ferramenta para DJ's fantástica. Alguns dizem que é muito robotizado porque o programa não tem deck's virtuais a girar. Mas, se usado da forma correcta esta é uma ferramenta extremamente versátil, que permite ser criativo e dar muito mais "Show" ao público.

 
CDJ - Usa o Ableton desde 2004. Quais as principais vantagens de usar software quando comparado com o tradicional setup de cd ou vinil? 
CF - A possibilidade de usar muitos efeitos, editar em tempo real, criar "mashup's", ter controlo total, qualidade de som, usar várias pistas em simultâneo, sincronização de batida (que na prática nos dá mais tempo para pensar no set) e peso (prefiro carregar 1 notebook em vez de 2 cases de 18 Quilos cada de Vinil!!). Além disso não pago peso extra nos aeroportos! E muitas outras vantagens.

CDJ - Qual o software que usa, e qual o diferencial quando comparado com outros do mercado?
CF - Uso Ableton Live para Djing e Logic para Produção. É uma escolha pessoal, para mim o Ableton é o melhor software para DJ's do mercado.

CDJ - Qual o seu setup de harware?
CF - Macbook Pro com o Ableton, Akai APC40, Placa de Som Novation NIO 2/4 e os meus fiéis Fones Senheisser HD25.

 
CDJ - Quais os 5 Fabricantes top para si por ordem de preferência?
CF - 1.Apple, 2.Akai, 3.JBL, 4.Senheisser, 5.Spectrasonics.

CDJ - Fale um pouco sobre os seus Projectos da actualidade.
CF - Além de música nova excelente chegando na minha editora (SP RECORDINGS) estou a trabalhar em remixe's para os projectos Mercado Paralelo (BR) e Junior Gee (US). Estou também a trabalhar em um projecto para os Audio Prophecy (Boston-US) com uma cantora brasileira (sobre isto não posso falar muito mais). Por isso muitos lançamentos em breve.

CDJ - Qual o seu conselho para todos os DJ's em início de carreira?
CF - Seja verdadeiro consigo e com o som que VOCÊ gosta. Não siga os outros, inove. Esta é uma indústria gigante e há muitos DJ's no mercado, por isso tente ser o mais único possível ou ficará no grupo dos DJ's comuns. Esteja atento a lançamentos e não às músicas do "Top 10". Se pensa em levar a sério a carreira de DJ não faça download de sites ilegais. Os DJ's de sucesso em todo o planeta compram e usam música legal. Tenha sempre consigo CD's com mixes seus para dar ao público.

O CULTURA DE DJ agradece ao DJ Carlos Franciso e deseja todo o sucesso do mundo!

O que achou da entrevista do Dj/Produtor Carlos Francisco?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...