CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

OPINIÃO: Mobile Djs vs Club Djs

Posted by pop On 12:52 PM

Mobile Djs vs Club Djs Opinião

MOBILE DJ'S VS CLUB DJ'S
Já há bastante tempo que uma certa discussão tem marcado presença forte na blogosfera, nos fóruns e em sites da especialidade: Mobile Dj's VS Club Dj's. O Cultura de Dj mais uma vez vem tentar ter uma opinião imparcial e sem favoritismos, tentando esclarecer as diferenças de cada uma das classes para que possámos gerar a discussão saudável entre os nossos leitores. Entre os profissionais, este tópico encontra aqui várias semelhanças com o artigo de opinião que publicamos há alguns dias "OPINIÃO: VINIL/CD VS DIGITAL DJING" onde entre as partes se ouvem afirmações como "Um mobile Dj não é um Dj de verdade". Pois bem, como um dos nossos principais objetivos com o Cultura é a de criar uma comunidade unida e coesa que nos permita a todos (Dj's) dignificar o uso do Digital Djing no mercado, acreditamos que aqui mais uma vez existem certas "arestas para limar" de forma a existir um maior reconhecimento em todas as classes e categorias de DJ's.

Mobile Djs vs Club Djs Opinião

MOBILE DJ'S
Na nossa análise, este é o tipo de profissional que precisa de ter mais paciência, sangue frio e muita boa vontade. Os Mobile Dj´s são facilmente reconhecidos por serem profissionais que carregam "a casa às costas" ou seja, são profissionais itenerantes, sem local fixo para tocar e que se fazem acompanhar de todo um arsenal de equipamentos de som e luz para que possam tornar qualquer espaço um espaço de festa. Os mais comuns nesta categoria são os Dj's que fazem o circuito de casamentos e de bares. Por norma estes profissionais possuem trabalho redobrado em comparação com os "Club Dj´s" pois, antes do trabalho de Djing propriamente dito eles têm a montagem de toda a estrutura a seu cargo (cabine, luzes, som, etc) e no final do trabalho devem igualmente desmontar todo o equipamento do local do evento. Partindo do princípio que é ele (Mobile DJ) o único a tocar durante o evento, é normal que no final de cada festa exista exaustão física redobrada. Como o tipo de eventos acaba sendo mais pessoal e com maior proximidade do público, eles são alvos dos famosos "discos pedidos" ou seja várias pessoas ao longo do evento o abordam para que ele toque música "X" ou "Y". Como todos sabemos, isso pode ser extremamente frustrante sob o ponto de vista criativo, pois, todos os profissionais de um modo geral antes de cada evento já fazem o "dever de casa" e a seleção musical do evento. Estes profissionais devem possuir acima de tudo muita paixão pela música e devem ter uma enorme flexibilidade nos estilos musicais que tocam em seus eventos. Conforme cada local e público eles devem ter a capacidade para se mutarem constantemente para ir de encontro ao cliente: o contratante.

Mobile Djs vs Club Djs Opinião

CLUB DJ'S
Por sua vez os Club Dj's podem ser divididos entre duas categorias: os residentes e os autônomos. De certa forma os Club Dj's residentes têm a sua tarefa de alguma forma facilitada: eles usam os equipamentos do clube e contam com Vj's e técnicos de luz que auxiliam durante a sua performance. Os Club Dj's conhecem o público que frenquenta o espaço com precisão e dessa forma conseguem fazer uma pré seleção mais simples para cada noite. Os Club Dj's autônomos são os profissionais que fazem parte por norma de uma agência e que vão pulando de clube em clube a cada noite. Apesar de terem muitas vezes a questão das viagens como um ponto negativo (jet lag, adaptação alimentar, etc) eles fazem-se acompanhar de poucos equipamentos pessoais e usam por norma os equipamentos disponíveis nos clubes. Como aqui falamos de Digital Djing, muitas vezes os Club Dj's Autônomos levam apenas o seu notebook, Hd externo, interface de áudio e controlador. Comparados com os Mobile Dj's eles possuem na bagagem um "peso" bem inferior a cada evento. Em ambas as categorias de Club Dj's eles sabem que vão tocar em um horário específico e no final do trabalho basta reunir os poucos equipamentos pessoais e voltar a casa. Aqui existe algo curioso, os atuais "Top Dj's" mundiais entram nesta categoria de Club Dj's independentemente do tipo de evento em que trabalham. Mesmo que seja um evento específico para a sua performance, suas agências "empurram" as obrigações de luz, som e imagem para os contratantes que por sua vez através duma empresa de produção de eventos, prepara cuidadosamente todos os detalhes técnicos conforme solicitado pelo artista. Excluem-se aqui os artistas produtores que estão em tour oficial. Por norma nesse tipo de segmento, o artista faz-se acompanhar de muito material extra como cenários, iluminação, telas led, etc para manter o mesmo tipo de evento a cada local por onde passa. Mesmo assim, eles fazem-se acompanhar de vários profissionais que ajudam a montar todo o espetáculo. Mas isso, já é elevar a fasquia em demasia e essas são as excepções à regra.

Mobile Djs vs Club Djs Opinião

CONCLUSÃO
Independentemente da classe de Dj em que os profissionais se enquadram, todos eles devem ser respeitados e cada um deles valorizado sem desmerecer o trabalho dos outros. Concerteza que ser um Mobile Dj exige um maior investimento em infraestrutura que não tem a ver necessáriamente com Djing. De qualquer forma fica aqui uma ideia clara: os Mobile Dj's precisam de uma maior flexibilidade de portfolio musical para poder agradar a todos os públicos. Não é comum ver Mobile Dj's tocando apenas e-music. Eles precisam viajar todas as vertentes do Pop / Rock / Jazz / Hip Hop / R&B / Mpb / E-Music, etc e devem estar em constante atualização do seu set e atentos aos tops de vendas pois o que o público quer ouvir é o que conhece. Os Club Dj's por sua vez podem seguir um determinado estilo e serem contratados precisamente por essa escolha para locais já com público definido e amante desse mesmo estilo. Mesmo os residentes possuem uma maior liberdade criativa pois lhes é não só permitido como recomendado tocar temas novos e ainda desconhecidos ao público. Na minha filosofia (oriunda do continente europeu), o público espera ouvir de um Club Dj temas inéditos antes que eles se tornem sucesso. Para mim, uma "balada" é a oportunidade de consumir novas tendências musicais enquanto apuramos nossos ouvidos para o desconhecido. A experiência aqui no Brasil no entanto ainda não chegou a esse patamar de forma notória e assumida e é comum ouvir nos mais variados clubes o mesmo tipo de playlists. Esquecendo esse detalhe fica claro: Os mobile Dj´s são os profissionais multi-tarefa enquanto os Club Dj´s podem ser profissionais de nicho e dedicados a um determinado estilo apenas com espaços e públicos pré-definidos e selecionados.

E você? Você é Mobile Dj ou Club Dj? Conte-nos a sua experiência!
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...