CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

REVIEW: Monster Beats Solo HD

Posted by pop On 1:00 PM

Beats Solo HD

MONSTER BEATS SOLO HD
Não podemos negar que a Monster acertou com precisão ao se unir ao famoso rapper/produtor Dr. Dre no design e promoção da sua linha de Headphones. O que não seria esperado na nossa visão, era ver tantos Dj's usando a linha mais baixa da gama, os Solo e Solo HD. Enquanto a linha Monster Beats oferece modelos especialmente direcionados para Djing e Produção (Os Mixr, Studio e os Pro - Reveja o nosso review dos Monster Beats Pro), ficamos algo surpresos ao ver profissionais usando a linha mais vocacionada para o dia-a-dia. Será que os Solo HD são satisfatórios para Djing? Essa foi a pergunta que durante algumas semanas nos tem invadido e, sem sombra de dúvidas, tínhamos que fazer um review que nos permitisse esclarecer essa questão. Acredito que tal como nós, muitos profissionais ponderam a aquisição destes headphones, sendo que este review serve também para tirar as vossas dúvidas. Saiba a seguir o que o Cultura de Dj achou dos Monster Beats Solo HD.

Beats Solo HD

CONHECENDO O PRODUTO
À semelhança do que já era conhecido, o visual da embalagem é atrativo e mantém a filosofia da marca. Ao abrirmos a caixa que guarda o produto, encontramos os manuais e garantia em uma aba lateral e os headphones propriamente ditos inseridos dentro de uma case de neoprene com o logo Beats. Ao retirarmos os headphones da case, percebemos de imediato que eles são bastante práticos de guardar pois encolhem e dobram ocupando pouco espaço físico. A unidade que testamos era preta com contrastes em vermelho (bem de acordo com os nossos gostos). Encontramos ainda 2 cabos (igualmente vermelhos) um apropriado para uso com telefones com microfone para chamadas, e um outro comum especificamente para quem só fará uso em equipamentos direcionados para áudio musical. Como seria de esperar não vem cabo em espiral uma vez que o produto não foi criado para o Djing.

Beats Solo HD

DESIGN E QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO
O seu design segue os mesmos padrões que tornaram a linha solo num ícone de moda um pouco por todo mundo. O seu acabamento brilhante deixa no entanto a desejar uma vez que deixa imensas marcas de dedos. Os extensores são resistentes e em metal de boa qualidade e de uma forma geral eles possuem boa construção. Uma das coisas que nos desagradou foi o material usado no revestimento do aro superior que apoia na cabeça. Ao fim de algum tempo de uso ele torna-se mole e com toque algo "aderente" o que nos sugere que em ambiente de clube ele pode ser desconfortável. Em contrapartida as almofadas dos auscultadores são em pele e oferecem um excelente acabamento.

CONFORTO
Os Solo HD quando comparados com os Solo, possuem almofadas nos auscultadores mais volumosas o que lhe dá maior conforto quando usados durante períodos prolongados. Se por um lado o seu design "obriga" a que seja exercida pressão dos headphones nas orelhas para melhor isolamento, isso acaba prejudicando o seu conforto. Para pessoas com cabeças maiores, ele tornam-se de alguma forma dolorosos e chegam a deixar marcas nas orelhas resultado dessa mesma pressão e do tamanho dos drivers reduzido. No nosso caso eles só se tornaram desconfortáveis depois de 30 minutos de uso continuado.

Beats Solo HD

QUALIDADE SONORA
Foi aqui que tivemos a maior surpresa no nosso review e infelizmente não foi uma surpresa positiva. Os Solo HD possuem uma frequência de graves tão destacada que foi para nós extremamente desagradável fazer pré-escuta de música eletrónica. No meu caso particular, uma vez que exploro as vertentes do Deep, Soulful e Disco House e onde além da batida existe relevância nas frequências médias e agudas na mixagem, foi perceptível que as frequências graves abafaram por completo os médios e distorceram os agudos. As vozes presentes na frequências médias pareciam fechadas dentro de uma caixa, perdendo a sua sonoridade natural e obrigando a ajustes na equalização errados (à partida a pré-escuta serve para afinarmos a próxima música não apenas no ajuste do tempo como também na equalização). Para nós, esta característica sonora soou estranho e nos propusemos a testar outros estilos musicais para verificar se aconteceria o mesmo. Testamos pop, rock, r&b, soul, blues, rap e hip hop e foi aí que entendemos o verdadeiro propósito deste equipamento: a sua vocação é de facto o rap e hip hop. Apenas e só nestes dois estilos (onde os graves possuem grande importância), foi possível ter um som claro e que poderíamos chamar de satisfatório.

CONCLUSÃO
A marca pode até justificar que eles são vocacionados para o rap e o hip-hop mas, na nossa visão, e sendo eles vendidos para uso no dia-a-dia torna-se algo incompreensível não ter existido uma evolução dos Solo para os Solo HD em termos de qualidade sonora. Já testamos vários equipamentos com graves realçados e profundos como os Numark Red Wave sem comprometer a qualidade das frequências médias e agudas. O seu preço que ronda os US$199 é outro fator conta eles pois conseguimos equipamentos bem mais adequados para o Djing por uma fração desse preço, caso disso são os Behringer HPX6000 que custam menos de metade dos Solo HD. É importante salientar que o nosso review não é Generalista e sim vocacionado para Dj's e atendendo os parâmetros de avaliação dos equipamentos para Djing. Os únicos Dj's a quem aconselhamos este equipamento são de fato os que tocam Rap e hip-hop, mas, mesmo assim acreditamos que existem alternativas bem mais interessantes de considerar se esquecermos os fatores "moda" ou "estilo". Não há dúvidas que eles possuem um design que se tornou referência na indústria tendo sido inclusive quase copiado por outras empresas respeitadas do ramo. Mas, sobre um ponto de vista técnico, a qualidade do áudio deixa a desejar e acabamos este review não compreendendo como tantos Dj's de House e Techno usam este modelo que além de caro não é satisfatório para um bom Djing.

IMAGENS CORTESIA DA BEATS ELECTRONICS

E você? Já usou os Monster Beats HD para Djing?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...