CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.


HERCULES DJ CONSOLE RMX
Hoje temos no Cultura de Dj o review do controlador Hercules Dj Console RMX 2. Este controlador é a segunda geração de um dos controladores mais populares na história do Digital Djing o Console RMX. A primeira geração veio abrir a oferta de equipamentos com corpo 100% em metal no segmento intermediário. Apesar de um controlador robusto e confiável, a primeira geração tinha alguns pontos que poderiam ser melhorados como era o caso das Jog Wheels, do interface de áudio e a iluminação de todos os botões. A segunda geração chegou prometendo corrigir esses pontos e adicionando novas funcionalidades que lhe permitiriam destaque no panorama atual. Acompanhe agora o Review completo do Cultura de Dj e saiba tudo sobre o Dj Console RMX 2.

EMBALAGEM
Á semelhança dos outros produtos da marca, a embalagem que acompanha o Dj Console RMX 2 a embalagem é robusta e resistente. Na parte frontal encontramos a imagem do produto e o nome do modelo e os principais destaques. Na parte traseira encontramos uma descrição mais completa com auxílio de imagens em várias línguas assim como a referência ao software que vem incluído na caixa. Nas laterais encontramos de um dos lados os requisitos mínimos do sistema necessários para o uso do equipamento, e do outro lado o conteúdo da caixa. Todas as informações em várias línguas para fácil enquadramento nos vários mercados onde a marca está presente.


CONTEÚDO
Ao abrir a caixa uma excelente surpresa: o controlador vem nesta segunda geração mais uma vez com bolsa de transporte. Todo o conteúdo vem dentro dessa mesma bolsa. Ao abrirmos a bolsa encontramos o controlador acomodado por uma estrutura de isopor robusta para proteção. Encontramos ainda outra peça de isopor onde encontramos o transformador de energia, cabo UBS e vários adaptadores (plugues) para os vários padrões de tomadas internacionais o que é excelente. O controlador além de vir encaixado no isopor vem dentro de um plástico garantindo assim maior proteção. Encontramos ainda uma pequena bolsa com um guia de início rápido, um folder dando as boas vindas à comunidade da Hercules Dj e o Cd de Instalação com o Djuced 40º e o Virtual Dj LE.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Ao olharmos para a nova geração do controlador, uma das primeiras coisas que sentimos vontade foi de comparar o tamanho. Comparado com a primeira geração o Dj Console RMX 2 tem as mesmas dimensões, surpresa agradável e que significa que os acessórios como cases, suportes e stands usados para a primeira geração, são compatíveis com o RMX 2. A fórmula visual foi mantida, placa superior em aço escovado e lateral e parte inferior em aço com pintura eletrostática. Observando com atenção vimos que apesar da estrutura ter permanecido a mesma, muita coisa mudou no RMX 2. Temos a sensação de maior maturidade da marca no seu desenvolvimento e prova disso é a qualidade dos componentes. Destacamos ainda os pés com revestimento anti derrapagem que dão estabilidade ao controlador.


QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO
Além da estrutura robusta em metal, encontramos agora componentes de padrão superior como é o caso dos botões que agora são emborrachados oferecendo mais conforto e aderência. A capa do crossfader é o único componente plástico, algo que pode ser justificado pela compatibilidade com o mini Innofader 2. Isto significa que os amantes de scratch podem fazer o upgrade para um cross fader profissional. As Jog Wheels são outra das novidades, elas são sensíveis à pressão e comportam-se agora tal como um CDJ. As Jog Wheels possuem na parte lateral um anel emborrachado (para pitch bend) e a parte superior tem uma capa em plástico rígido com um aro metálico e o logo da marca no centro. Onde sentimos mais uma vez superioridade nos componentes é nas conexões do interface de áudio, todas as conexões RCA, USB, XLR, Canon e Jack são de qualidade elevada. Todos os botões são agora iluminados em cor azul para maior feedback visual.

QUALIDADE SONORA
Uma das novidades de maior destaque no Dj Console RMX 2 é o interface de áudio integrado. Agora o controlador permite o uso em sistemas PA de elevada potência, sem comprometer a qualidade sonora. O áudio debita 24 bits a com uma taxa de 96 kHz o que o coloca em um padrão profissional. Os níveis do áudio podem ser controlados no firmware que é instalado no computador. No nível máximo o som não apresenta distorções e oferece uma excelente taxa de amostragem. Isto significa que o Dj Console RMX 2 pode ser usado em eventos de maior porte sem problemas.


MIXER
A zona do mixer oferece equalização de 3 bandas e botões de auto kill em cada uma das frequências. Esta funcionalidade, que é rara encontrar em controladores é extremamente útil e é positivo que a Hercules tenha mantido essa funcionalidade nesta geração. Os faders de volume contam agora com um novo aliado. Existe agora indicador de nível visual com leds que permitem controlar com maior facilidade os níveis das músicas. O crossfader é responsivo e atualizável para mini Innofader 2. Encontramos ainda na zona do mixer os botões de navegação, botão de carregamento de deck, botão para ativar o modo Vinyl e seleção de pré escuta por canal. O fader de volume master saiu da zona inferior do controlador (localização na primeira geração), e migrou para a parte superior.

DECKS
Os decks contam na zona inferior com os botões de transporte: Shift, Sync, Cue e Play/Pause. As jog wheels são agora de tamanho razoável e sensível à pressão. Na prática são bem responsivas e permitem até fazer scratch com excelente feedback do software em uso. Ao lado das jog wheels encontramos um led que apaga sempre que pressionamos na jog wheel, na parte lateral podemos fazer pitch bend tal como em um CDJ. Na parte superior encontramos o fader de controlo do pitch e botões manuais de ajuste. Encontramos também na parte superior a solução da Hercules para oferecer maior controlo sem alterar as dimensões do controlador. Existem agora 4 pads sensitivos à velocidade por deck que oferecem 4 modos: Loop, Efeitos, Samples e Cue. Através de um pequeno botão navegamos entre os modos existindo da mesma forma uma luz indicadora do modo em uso. Apesar de não ser uma solução 100% prática encontramos agora controlo de todas as funcionalidades dos softwares sem comprometimento. Um encoder infinito completa os modos e pode ser usado para controlo de parâmetros de efeitos, seleção do tamanho do loop e volume dos samples. Duas teclas de navegação rápida figuram abaixo dos 4 pads. No deck A temos ainda uma entrada para microfone (Canon) e botão de volume e no deck B temos uma entrada para Headphone com controlo de Cue/Mix e botão de volume.


EM USO
O Hercules Dj Console RMX 2 se mostrou extremamente responsivo mesmo com o Audio Buffer e a Latência nos níveis mínimos o que significa que a comunicação seja de áudio seja midi é agora superior à primeira geração. Testamos o controlador com o Djuced 40º, com o Virtual Dj LE e com o Traktor Pro. Em todos os softwares obtivemos um excelente conforto no uso em técnicas mais básicas. Onde sentimos alguma limitação foi na partes dos modos. Enquanto é possível ter controlo de todas as funcionalidades, os modos dos pads só podem ser usados um de cada vez e com isso sentimos falta de controlo exclusivo para efeitos. Mesmo assim, com um pouco de mapeamento conseguimos obter essas funcionalidades. A sua forma compacta não compromete o espaço entre os vários botões e sentimos que existe espaço suficiente para trabalhar com conforto. O controlador permite ainda conectar 2 fontes de áudio externas em modo Line (CDJ, Leitor de MP3, etc) ou modo Phono (Gira Discos). É possível usar os dois decks virtuais do software e as duas fontes externas de áudio em simultâneo bastando acessar o botão "Source 1/2" na zona superior do Mixer.


RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO
Embora o Dj Console RMX 2 se posicione dentro da linha de produtos da marca no segmento profissional, acreditamos que este controlador será direcionado ao segmento intermediário ou então a mobile Djs. O fato de ser compacto e robusto é um grande diferencial para quem faz eventos em múltiplas localizações. Com preço a partir de R$1.700,00 este é um controlador a considerar se procuramos algo prático, com bons componentes, boa resistência e durabilidade. Para os usuários da primeira geração este é sem dúvida um upgrade desejável, agora temos a sensação de termos um equipamento superior, com excelente qualidade sonora, boa resposta a todos os controlos e compatível com todos os softwares que aceitem mapeamento midi. Enquanto o Hercules Dj Console RMX 2 não entra no segmento dos controladores volumosos, no mundo dos compactos ele é em nossa opinião uma das melhores opções do mercado. O fato dele trazer o Djuced 40º em versão completa, representa igualmente um excelente atrativo. O Virtual Dj LE é igualmente outra opção que vem incluída com o controlador e que permite o uso das funções básicas. No caso do Virtual Dj será necessária a aquisição de uma licença Pro para explorar todo o potencial do software. Iremos em breve fazer um review do Djuced 40º para que os leitores possam conhecer um pouco melhor este software desenvolvido pela Hercules Dj. Outro atrativo no Dj Console RMX 2 é a bolsa de transporte que dessa forma agrega ainda mais valor a todo o conjunto.

CONCLUSÃO
O Hercules Dj Console RMX 2 está mais maduro que a primeira geração e oferece agora atributos que renovam a confiança dos usuários no controlador. Materiais de qualidade superior, interface de áudio profissional, tamanho compacto, estrutura metálica, pads sensitivos à velocidade, jog wheels de tamanho adequado e com boa resposta ao toque são atributos que fazem do Dj Console RMX 2 uma escolha consciente para quem busca um controlador durável e confiável sem gastar um valor elevado. Por tudo isto o Dj Console RMX 2 é um equipamento que o Cultura de Dj não pode deixar de recomendar.

VÍDEO

AVALIAÇÃO FINAL
SEGMENTO: Intermediário




SAIBA COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO FINAL DOS PRODUTOS AQUI.


E você o que achou do Hercules Dj Console RMX 2?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.








SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...