CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

STANDALONE MIXER

O QUE SIGNIFICA STANDALONE MIXER?
O nosso leitor Gilmar Custódio nos deixou um comentário em uma das matérias referindo que o controlador Hercules RMX 2 não possuía função standalone mixer ao contrário do que o Cultura de Dj escreveu na matéria. Achamos por isso relevante esclarecer o que significa "Standalone Mixer". Na tradução literal, standalone significa independente ou autônomo. Neste caso, e se fossemos a considerar uma mera tradução, standalone mixer significaria função de mixer independente ou autônomo. Mas a verdade é que no universo dos controladores Midi, o termo standalone mixer encontra duas variações: standalone mixer e standalone mixer verdadeiro (ambos os termos adotados pelos usuários e não pela indústria). O que isto significa é que o termo é usado para descrever uma determinada função do controlador e nem sempre isso encontra concordância entre a percepção dos usuários.

A FUNÇÃO STANDALONE MIXER
A função de forma generalizada, descreve a capacidade de um controlador midi funcionar como um mixer independente, oferecendo funcionalidades de equalização, gain, faders de volume, crossfader e até filter a fontes externas de áudio (Cdjs ou Gira Discos). Na prática o termo é usado não para descrever a necessidade de uso de software e sim a capacidade de usar o controlador em modo de mixer externo. Isto significa que, se um determinado controlador, possuir em seu interface de áudio, a engenharia que permita usar o software em modo de mixer externo, o termo empregado é standalone mixer. Talvez no entendimento comum, standalone mixer significa que podemos usar o controlador como um mixer analógico e sem a necessidade de o ligar a um determinado software. A todos os que interpretam a função desta forma acrescenta-se o termo "verdadeiro" ou seja standalone mixer verdadeiro. Mas, tal como já referimos anteriormente, essa divisão é feita pelos usuários e não pela indústria.

STANDALONE

USAR A FUNÇÃO STANDALONE MIXER COM SOFTWARE
De forma simplificada, para usarmos a função basta abrirmos em um dos canais do software o "live input" (No caso do Traktor Pro). Imaginemos que usamos 2 decks virtuais e 2 gira discos conectados ao controlador nos canais C e D. Aí, no software abrimos os canais C e D para live input e temos todas as funcionalidades do mixer nesses dois canais de fonte externa. Claro que não teremos outras funcionalidades do software mas teremos controlo de toda a equalização, crossfader, etc de forma independente. A isso se chama Standalone Mixer. Podemos da mesma forma usar o Traktor em modo de mixer externo, o que significa que o uso da zona do mixer do controlador funcionará como um mixer analógico comum.

CONCLUSÃO
Independentemente de termos um controlador que precise de estar conectado a um notebook para estabelecer conexão com um determinado software, ou um controlador em que a zona do mixer funcione de modo híbrido (analógico + digital) e sem a necessidade de conectar a um computador, em qualquer um dos casos teremos a função "Standalone Mixer". Alguns leitores podem com certeza discordar deste ponto de vista, mas, a nossa função é a de informar o que a indústria determina. Sendo assim convém lembrar que poucos controladores possuem a função disponível e deverá sempre consultar as especificações técnicas dos equipamentos antes de comprar. É da mesma forma importante referir que alguns controladores não trouxeram essa função originalmente e após atualização do firmware foi possível usar o controlador em modo Standalone Mixer (como é o caso do Vestax VCI-400, equipamento que faremos em breve um review completo).

E você concorda com a definição adotada pela indústria?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...